Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

RUMOS NOVOS - Católicas e Católicos Homossexuais Portugueses

Ainda que sejamos provenientes de variadíssimos ambientes sociais, geográficos e culturais, partilhamos um elo comum: amamos a Deus e seguimos o Seu Filho Jesus Cristo. Devido a este elo único somos "um só em Cristo".

Novo Arcebispo de Berlim Encontra-se com Grupos Hostis e com os Media

O novo arcebispo católico de Berlim encontrou-se na passada terça-feira com os media para enfrentar acusações de que era homofóbico e demasiado conservador para um cargo tão proeminente na tão aberta capital alemão. Rainer Maria Woelki, uma escolha surpresa para o cargo de alto nível, declarou respeito pelos homossexuais, negou ser membro do grupo conservador Opus Dei e afirmou que não veio para Berlim para apontar um dedo de censura aos não-católicos.

 

A comunidade homossexual de Berlim e os media liberais reagiram com consternação a esta nomeação, afirmando que o prelado de Colónia tinha «uma mentalidade ultrapassada» e era o homem errado para a função. Porém, o interesse pelo novo prelado foi tão forte que a Igreja Católica, uma minoria de cerca de 390 mil fiéis numa população de 3,5 milhões, na sua maioria indiferentes ou hostis para com a religião, teve de mudar, à última da hora, a conferência de imprensa para uma sala mais ampla de modo a acomodar mais de 100 jornalistas.

 

«Encontrar-nos-emos com todos», afirmou Woelki, de 54 anos, quando questionado acerca de comunidade homossexual muito activa na cidade. «Tenho respeito e estima por todas as pessoas independentemente da sua linhagem, cor da pele e natureza individual. Estou aberto a todos sem reservas». Descrevendo-se simplesmente como católico, negou ser membro da Opus Dei , apesar de ter realizado o seu doutoramento na Universidade Pontifícia da Cruz Sagrada, em Roma, pertencente ao grupo. Essa parte da sua biografia levou os relatos dos media a chamarem-no de «reaccionário».

 

«A Igreja não é uma instituição moral que anda por aí a apontar o dedo às pessoa», afirmou Woelki. «A Igreja é, para mim, uma comunidade dos que buscam e dos que crêem e a Igreja gostaria de ajudar as pessoas a encontrarem a sua felicidade na vida».

 

Fonte: Agência Reuters

Mais sobre nós

imagem de perfil