Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

RUMOS NOVOS - Católicas e Católicos Homossexuais Portugueses

Ainda que sejamos provenientes de variadíssimos ambientes sociais, geográficos e culturais, partilhamos um elo comum: amamos a Deus e seguimos o Seu Filho Jesus Cristo. Devido a este elo único somos "um só em Cristo".

França aprova o projeto-lei sobre o casamento homossexual

O Conselho de Ministros do governo francês aprovou esta manhã o projeto-lei a favor do casamento e da adoção por pessoas do mesmo sexo, perante a oposição dos conservadores e de meios ligados à igreja.

 

«É uma étapa importante em direção à igualdade dos direitos», comentou a ministra da Família Dominique Bertinotti depois da reunião do Conselho de Ministros.

 

O texto que equipara as uniões homossexuais às heterosexuais é uma inciativa que encontra cada vez mais apoio entre os franceses e foi uma promessa eleitoral do atual presidente, François Hollande.

 

Até agora, a única união legal de homossexuais na França era o Pacto Civil de Solidariedade (PACS) aprovado em 1999, mas mais restritivo que o casamento, aprovado em países como a Holanda, Bélgica, Canadá, Espanha, Suécia, África do Sul, Noruega, Portugal, Islândia, Argentina, Estados Unidos (sete estados), México e Brasil.

 

Sondagens recentes permitem concluir que a maioria dos franceses é a favor da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo (58%), ainda que em relação à adoção somente 48% concordem.

 

O projeto-lei entrará em vigor a partir de janeiro de 2013 e conta com a oposição frontal de judeus, muçulmanos, protestantes e ortodoxos. Infelizmente para todos os católicos e, em particular para nós homossexuais católicos, uma das mais altas vozes que se tem feito ouvir contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo em França é a do cardeal André Vingt-Trois.

Mais sobre nós

imagem de perfil