Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

RUMOS NOVOS - Católicas e Católicos Homossexuais Portugueses

Ainda que sejamos provenientes de variadíssimos ambientes sociais, geográficos e culturais, partilhamos um elo comum: amamos a Deus e seguimos o Seu Filho Jesus Cristo. Devido a este elo único somos "um só em Cristo".

Liturgia para bênçãos para pessoas do mesmo sexo publicada pela Igreja da Escócia (Um Exemplo para a Igreja Católica)

Pela primeira vez nos seus 450 anos de história, a Igreja da Escócia publicou uma liturgia – um ritual formal – para a bênção dos casais de pessoas do mesmo sexo, que vivem em união de facto.

 

O documento foi publicado pela Comissão Teológica Especial nomeada pela Assembleia Geral e é concebido para «fornecer o elemento espiritual que de outra forma faltaria» nas cerimónias civis de união de facto.

 

Um voto em 2011 determinou uma nova trajetória para a instituição presbiterana. Abriu a possibilidade para que a doutrina fundamental – que o casamento é entre homem e mulher – fosse alterada. Contudo, a alteração continua a ser ferozmente contestada pelos evangélicos.

 

Um voto final acerca da posição futura da Igreja da Escócia, baseado no relatório de 92 páginas da comissão, será efetuado na assembleia do próximo mês, a ter lugar em Edimburgo.

 

O Rev. John Chalmers, secretário-geral da Assembleia Geral, afirmou que «caberá à Assembleia Geral e somente a ela, baseada na substância dos argumentos teológicos, chegar a uma conclusão sobre este assunto. Entretanto, o relatório muito aprofundado e detalhado é recomendado a toda a Igreja para que sobre ele se faça um estudo de oração e consideração».

 

As leituras sugeridas para a liturgia incluem I Samuel (18, 1-4): «Quando David acabou de falar com Saul, o coração de Jónatas ficou estreitamente unido ao de David, e Jónatas começou a amá-lo como a si mesmo. Desde aquele dia, Saul recebeu-o em sua casa e não permitiu que voltasse para casa de seu pai. David e Jónatas estabeleceram um pacto, pois este amava David como a si mesmo. Por isso, Jónatas tirou o manto que levava vestido e deu-o a David, bem como a sua armadura, a sua espada, o seu arco e o seu cinturão».

 

Uma alternativa é oferecida a partir do Livro de Rute (1, 14-18), a jura de Rute a Noemi. Em parte podemos aí ler: «Não insistas para que te deixe, pois onde tu fores, eu irei contigo e onde pernoitares, aí ficarei; o teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus».

 

A Igreja da Escócia também se encontra a debater a ordenação de pessoas envolvidas em relacionamentos do mesmo sexo e já ordena ministros homossexuais – mas estes têm de ser celibatários. Um requisito diferente daquele dos seus pares heterossexuais.

Mais sobre nós

imagem de perfil