Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Associação RUMOS NOVOS - Católicas e Católicos LGBTQ (Portugal)

Somos católic@s LGBTQ que sentiram a necessidade de juntos fazerem comunhão, partilhando o trabalho e as reflexões das Sagradas Escrituras, caminhando em comunidade à descoberta de Deus revelado a tod@s por Jesus Cristo.

09 de Junho, 2013

10 Conselhos Básicos para o Homem Homossexual *

Rumos Novos - Católic@s LGBTQIA+ em Ação

Em si mesmo ser homossexual é difícil, contudo...

 

 

Que fazer para amadurecer e crescer como pessoas?

 

Num mundo onde a discriminação não é somente social, mas proveniente de nós memos, são muitos os homossexuais que consideram que quando forem mais velhos serão inúteis e indesejáveis, pelo que preferem destruir-se enquanto jovens com a ideia de "aproveitar a vida ao máximo" por isso criaram um estilo de vida destrutivo: críticas constantes e divisões entre membros da próprias comunidade homossexual, promiscuidade sexual, ter muitos parceiros para preencher uma autoestima oca... são somente algumas das atitudes imaturas que muitos homossexuais vivem e que, em última instância, os conduzem à destruição: SIDA, solidão, frustração, não viver a vida com medo do que dirá a sociedade, são algumas das consequências.

 

 

Alguns conselhos para viver de forma feliz...

 

Quanto mais persegues o amor mais ele foge de ti, virá até ti quando menos o esperares... O amor pode fazer-te feliz, mas muitas vezes causa dor; o amor somente é especial quando o entregas a alguém que realmente o merece. Leva o tempo necessário e elege o melhor.

 

Se te apaixonas por alguém que não te corresponde, pensa que acontece por algum motivo. Talvez não sejam compatíveis ou não tenham um projeto de vida semelhante.

 

Não te deixes levar por estereotipos de beleza, o que é realmente importante é o coração. Em última análise, a beleza física vai-se acabando à medida que os anos passam...

 

As sociedades ocidentais idealizam a juventude e, mais tarde ou mais cedo, a moda para adultos acaba imitando aquela da juventude e infelizmente a cultura/ ambiente homossexual não ajuda os seus membros a amadurecer. A maioria dos homossexuais são adultos comportando-se como adolescentes radicais, sexualmente promíscuos, irresponsáveis e imaturos, sob o falso pretexto de que "nós os homossexuais somos assim"...

 

Aceita a tua homossexualidade informando-te, querendo-te a ti mesmo e lutando pelos teus ideais...

 

Desfruta a tua vida sexual com as precauções necessárias, mas não te relaciones sexualmente com qualquer um que te apareça, pois no fim ninguém te quererá, nem te levará a sério por teres sido de todos... Quem gosta de sair com alguém que já saiu e passou por todos?

 

Lembra-te que a juventude NÃO é para sempre e os antros, sexo, bebida e festa não são tudo o que há na vida. Deves cimentar o teu projeto de vida, escolhendo aquilo que te faz crescer.

 

Tem em consideração que a maioria das pessoas homossexuais, com o passar dos anos, começam a ficar sozinhas, porque nunca pensaram nas consequências da sua conduta.

 

Não te esqueças que ser livre não é sinónimo de ausência de compromisso, mas sim a capacidade de escolher e comprometer-se com aquilo que é melhor para ti.

 

Também não te deves transformar numa pessoa amarga: estabelece prioridades, mas está sempre consciente das tuas condutas.

A maioria dos homossexuais para esquecer o fantasma da velhice, vão a bares/ discos em busca de homens, incluindo mais novos que eles, estabelecendo relações efémeras, superficiais, gastando dinheiro nelas e em coisas desnecessárias, comprando mesmo amizades... finalmente acabar por aperceber-se que ficaram sós. De facto, não há nada de mal em desfrutar das festas, equilibrando as coisas, porém mais tarde ou cedo a festa chegará ao fim como naquele conto infaltil "à meia noite a carroça se transformará em abóbora" e a oportunidade de um homem homossexual encontrar a pessoa com quem partilhar a vida volta a limitar-se à sua própria medida.

Pensa que com o passar dos anos a vida é mais fácil se estás com outra pessoa, envelhecer juntos, criar uma história, a dois as alegrias e as tristezas são melhores.

 

Muitos de nós dizem "poderei ficar sozinho", porém no íntimo sabemos que isso não é verdade, pois sozinho é um pensamento egocêntrico e sofremos com o passar dos anos.

 

Deixa para trás a eterna adolescência, supera o teu vício no sexo...

Admiraria o rapaz que um dia foste, o homem em que te transformaste?

 

As dificuldades e problemas estarão sempre presentes no plano económico, sentimental, sexual, físico, social, etc.

 

É tudo uma questão de colocar entusiasmo e otimismo um no outro. A ajuda mútua, a sinceridade, confiança e compreensão são ferramentas para que no momento em que um caia ou mesmo os dois, se possam levantar juntos.

 

Se desejam chegar juntos a velhos: Não deixem que pessoas próximo ou amigos se metam na vossa relação (ela é somente vossa).

 

Conservem as amizades que os fazem crescer como casal, descartem os "amigos" que lhes criam conflitos, um amigo que os ama, nunca lhes faria qualquer dano a nenhum de vocês, nem à vossa relação.

Afastem-se do "ambiente" o mais possível se desejam durar, pois nele somente encontrarão invejas, ciúmes e tentações sexuais ocasionadas por pessoas destrutivas que sem dúvida debilitam a relação e o teu crescimento pessoal.

 

 

SE TENS O CORAÇÃO DESTROÇADO:

 

Os corações destroçados duram tanto quanto o desejarmos e cortam cada vez mais profundamente à medida que os deixamos continuar. O desafio não é como sobreviver a um coração partido, mas a aprender com ele, com os próprios erros e com os do outro.

 

Sofre, mas nunca mantenhas a dor.

 

Uma coisa triste da vida é quando conheces alguém, apaixonas-te, chegas a amá-lo  e passam os anos somente para descobrires que, finalmente, nunca te amou como tu a ele, que não funcionou e tens a sensação de que perdeste anos da tua vida. Toma-os como aprendizagem.

 

Pode partir-te o coração ver que quem amas é feliz com outra pessoa, mas é mais doloroso saber que quem amas é infeliz contigo. Deixa-o ir...

Amadurecer exige contemplar de um modo realista o meio que nos rodeia, compreender e aceitar as coisas, para viver feliz.

 

* Kort, J. (2005). 10 Consejos Basicos Para El Hombre Gay/ 10 Basic Advices for the Gay Man (Spanish Edition). Barcelona: Egales Editorial. Disponível para compra aqui.

 

Tradução: José Leote

7 comentários

Comentar publicação