Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

RUMOS NOVOS - Católicas e Católicos LGBT (Portugal)

Somos católic@s LGBT que sentiram a necessidade de juntos fazerem comunhão, partilhando o trabalho e as reflexões das Sagradas Escrituras, caminhando em comunidade à descoberta de Deus revelado a tod@s por Jesus Cristo.

Documento final do Sínodo dos Jovens apresentado em Roma

20181027_sinodo_jovens_3545.jpg

 

Foi aprovado na sua totalidade e apresentado hoje em Roma o documento final do Sínodo dos Jovens.

 

Para nós católicas e católicos LGBT é de saudar a inclusão no mesmo de expressões como «O Sínodo reforça que Deus ama cada pessoa e assim faz a Igreja, renovando o seu compromisso contra qualquer discriminação e violência com base sexual”, pode ler-se no número 150, ponto com maior número de votos contra.

 

O texto é relativo aos «caminhos de acompanhamento na fé das pessoas homossexuais», que o Sínodo quer «favorecer».

 

«Desta forma, ajuda-se cada jovem, sem excluir ninguém, a integrar cada vez mais a dimensão sexual na sua própria personalidade, crescendo na qualidade das relações e caminhando para o dom de si», pode ainda ler-se no documento.

 

Infelizmente, para nós, o texto fala em «inclinações sexuais», sem qualquer referência à sigla LGBT, que se encontrava no documento de trabalho, e considera redutor, com o que concordamos em absoluto e de há muito o temos defendido, «definir a identidade das pessoas a partir, unicamente, da sua ‘orientação sexual’».

 

Os participantes admitem, ainda, a dificuldade em transmitir a «beleza da visão cristã» sobre o corpo e a sexualidade, propondo uma «antropologia da afetividade e da sexualidade» aos jovens, que apresente o «justo valor da castidade».

 

Apesar desta caminhada iniciada no sentido do acolhimento das pessoas LGBT, o documento refere, mais à frente, que os participantes pedem que se apliquem mais «energias eclesiais» neste campo, para transmitir o ensinamento católico e a Teologia do Corpo, desenvolvida por São João Paulo II, entre outras.

 

Neste encerramento do Sínodo dos Jovens 2018, a Rumos Novos - Católicas e Católicos LGBT reafirma o seu propósito de continuar ao serviço na igreja para uma caminhada de acolhimento de tod@s, jovens e menos jovens, nesta mesma igreja.

20181027_sinodo_jovens_3574.jpg