Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

RUMOS NOVOS - Católicas e Católicos LGBT (Portugal)

Somos católic@s LGBT que sentiram a necessidade de juntos fazerem comunhão, partilhando o trabalho e as reflexões das Sagradas Escrituras, caminhando em comunidade à descoberta de Deus revelado a tod@s por Jesus Cristo.

Estudo internacional constata que maioria dos portugueses cristãos são a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo

p01tqw32.jpg

Conclusão consta de um relatório que tem por base um inquérito do Pew Research Center, um grupo de análise americano que se centra em questões sociais, comportamentos e tendências predominantes no mundo.

 

Amplas maiorias de cristãos não praticantes e adultos sem religião na Europa Ocidental são a favor da legalização do aborto e do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Nalguns países não existe mesmo grande diferença, nestas questões, entre as atitudes dos cristãos que raramente vão à igreja e os adultos sem qualquer religião.

 

Por outro lado, em todos os países objeto da sondagem os cristãos que frequentam a igreja são consideravelmente mais conservadores do que quer os cristãos não praticantes quer os adultos sem filiação religiosa, na questão sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

 

A educação tem uma grande influência nas atitudes em relação a esta questão: as pessoas que responderam à sondagem e que possuem com algum grau de instrução têm maior probabilidade de serem a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, do que aquelas com menor grau de instrução. Por seu turno, as mulheres têm maior probabilidade do que os homens de serem a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

 

Neste estudo, cerca de 60% dos inquiridos portugueses declaram-se favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo sexo - sendo, ainda assim, o nível de aceitação mais baixo na Europa ocidental.

 

Na Europa de leste, o nível de oposição ao casamento homossexual é, entre os jovens adultos (18 a 34 anos) em alguns países, superior a 90%.

mapa.jpg