Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

RUMOS NOVOS - Católicas e Católicos LGBT (Portugal)

Somos católic@s LGBT que sentiram a necessidade de juntos fazerem comunhão, partilhando o trabalho e as reflexões das Sagradas Escrituras, caminhando em comunidade à descoberta de Deus revelado a tod@s por Jesus Cristo.

Nas Filipinas, um grupo de cristãos surpreende os participantes no Pride com cartazes pedindo desculpa pelas posições anti-LGBTQ

lixo01.jpg

No final do Gay Pride das Filipinas que decorreu na cidade de Marikina, a leste da capital Manila, um grupo de cristãos juntou-se no final da marcha, no estádio da cidade, ostentando cartazes pedindo desculpa pela forma como a religião tem magoado a comunidade LGBTQ.

 

As principais faixas empunhadas pelo grupo listavam as formas como os "cristãos tem magoado a comunidade LGBT" e incluiam frases como "Eu rejeitei e magoei a tua família em nome de 'valores familiares'"; "Peço desculpa... por me ter escondido atrás da religião, quando na verdade estava era assustado; ... por vos ter olhado como um ato sexual, em vez de filhos de Deus; ... por vos ter desprezado, em vez de honrar a vossa humanidade". Outras frases continham mensagens como "Deus ama-te e também nós o fazemos!" e "Eu costumava ser um homofobo que vos batia com a Bíblia. Desculpem!".

 

Dg70mwCU8AAIifY.jpg

 

Esta campanha no Pride das Filipinas, faz parte de uma campanha mais ampla e denominada "Peço desculpa!" ("I'm sorry", no seu original) que pretende ser uma forma original de ativismo no qual os cristãos pedem desculpa à comunidade LGBTQ pela forma como a têm magoado.Surgiu no Pride de 2010, em Chicago, nos Estados Unidos, numa ideia da Marion Foundation, que é uma ONG que trabalha na construção de pontes entre a comunidade LGBTQ e os denominados conservadores, através da pesquisa científica, educação bíblica e social e diversos encontros comunitários.