Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Associação RUMOS NOVOS - Católicas e Católicos LGBTQ (Portugal)

Somos católic@s LGBTQ que sentiram a necessidade de juntos fazerem comunhão, partilhando o trabalho e as reflexões das Sagradas Escrituras, caminhando em comunidade à descoberta de Deus revelado a tod@s por Jesus Cristo.

21 de Novembro, 2015

Sobre a Rumos Novos...

Rumos Novos - Católic@s LGBTQIA+ em Ação

01.jpg

 

ACOLHIMENTO

Desde o dia 1 de maio de 2008 (mas a sua origem remonta a janeiro de 1997 ao grupo católico da então APHM - Associação Portuguesa de Homossexualidade Masculina) que a RUMOS NOVOS - Católicas e Católicos LGBT (Portugal) reúne pessoas LGBT, suas famílias e amigos, que encontram na Rumos Novos uma amizade, um lugar de partilha e de reflexão, um acompanhamento.

 


FALAR LIBERTA! JÁ NÃO ESTAMOS SÓS!

A RUMOS NOVOS - Católicas e Católicos LGBT (Portugal) reúne mulheres e homens que sentem a necessidade de fazer comunhão e viver em paz, partilhando o trabalho e as reflexões da Sagrada Escritura e caminhando em comunidade à descoberta do Deus revelado aos homens e mulheres por Jesus Cristo. Uma comunidade de fé formada por católicas e católicos LGBT, de todas as idades, suas famílias e amigos que fraternalmente pretende lançar um novo olhar filial à nossa Igreja, reclamando a nossa pertença ao Corpo de Cristo e à Sua Igreja, descobrindo e trabalhando empenhadamente para um novo espírito de abertura ao nível dessa mesma Igreja, que se traduza na sã construção de pontes entre todas e todos, para que, conhecendo-nos mutuamente melhor, gradualmente nos aceitemos uns aos outros como verdadeiros irmãos e irmãs em Jesus Cristo, Nosso Senhor.


Por detrás da «RUMOS NOVOS» encontram-se pessoas concretas, com uma história de amor e também de sofrimento; esperança e desapontamento; de militância LGBT católica. Somos rostos concretos, histórias importantes, corações generosos de vontade intrépida para construir um mundo melhor, onde seja autêntico o respeito pela dignidade das pessoas, independentemente da sua realidade pessoal.


A todos os irmãos e irmãs de fé, independentemente da sua realidade pessoal, deixamos também uma palavra de alento, para que sejais uma luz na escuridão do mundo e quando a Igreja vive na escuridão do mundo, sejais uma luz na escuridão da Igreja.


Às pessoas católicas LGBT, seus familiares e amigos que se aproximam desta nossa comunidade, podemos dar-lhes um testemunho de fé, no meio de uma realidade social e eclesial que nem sempre é compreensiva para com a nossa experiência. Acreditamos que o conhecimento e a abertura de mentes e corações, nos ajudará a construir pontes de diálogo construtivo e a sermos testemunhos do Evangelho da felicidade, no meio de tantos e tantas que são vítimas da marginalização, na fé que professamos.

Aos irmãos e irmãs dos grupos e associações não confessionais LGBT, oferecemos uma visão integradora da mensagem cristã, na sua realidade LGBT. Esperamos poder ser um instrumento útil, que ajude a limar desencontros e suspeições entre a mensagem libertadora do Evangelho e a nossa própria vivência.


A todos e todas oferecemos um lugar de encontro; um espaço de partilha, de diálogo, de anúncio, mas também de denúncia. Neste nosso espaço onlineencontrarão documentos, reflexões, vivências, propostas de atividades, notícias, que nos dão a todos e todas um lugar de encontro, de pertença e de tolerância.


Na RUMOS NOVOS estamos disponíveis para receber, com toda a discrição as pessoas LGBT em busca de um lugar de diálogo, de uma escuta espiritual (sem julgamentos), de propostas de leitura, de ajuda ao discernimento, ou de uma comunidade com a qual caminhar sob o olhar de Cristo redentor.

 


VIVER ABERTAMENTE COMO CRISTÃO NA IGREJA

Que Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nos abençoe, nos dê a energia para todos, membros da Igreja de Cristo, realizarmos o trabalho que nos foi por Ele pedido, pois todas e todos somos convidados a participar dessa Igreja já que Jesus nunca excluiu ninguém e todas e todos estamos no caminho da conversão!


Na RUMOS NOVOS temos sempre presentes as palavras do Papa Francisco na exortação apostólica Amoris Laetitia: «Acolher, Acompanhar, Discernir e Integrar».


«Somos o corpo de Cristo, cada um/a de nós é um membro desse corpo.

Cada um/a recebe a graça do Espírito para o bem de todo o corpo.»

 

 

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA...

.: 2008 :.

  • 1 de maio - Encontram-se em Évora os elementos que iriam estar na génese do Rumos Novos: José Leote, Ricardo, Nuno e o Eduardo. Aqui partilham vivências e definem as linhas orientadoras para a comunidade;
  • 10 de junho - O Rumos Novos torna público o seu manifesto «À Igreja Católica Portuguesa e aos Grupos e Associações LGBT»;
  • 27 e 28 de setembro - Numa organização da Rumos Novos, homossexuais cristãos de Portugal e Espanha reúnem-se em Évora, no I Encontro Ibérico de Grupos Homossexuais Cristãos;
  • 16 de novembro - É aberta a participação do Rumos Novos no YouTube, através da criação oficial do nosso canal vídeo, que pretende levar a nossa mensagem até aos confins da Terra. Veja o canal oficial da comunidade;
  • 8 de novembro - Entra em funcionamento o Blog da comunidade, procurando chamar à participação todos os irmãos, de modo a que estes sejam mais interventivos em termos da associação.

 

.: 2009 :.

  • 30 de maio - Com a presença de 16 elementos provenientes de vários pontos do país, reunimo-nos, em Fátima, em Conselho Nacional, que definiu as linhas orientadoras da comunidade até ao final de 2009 e delineou perspetivas para 2010;
  • 16 de dezembro - Conferência "Orientação Sexual e Ética". Orador convidado Pe. Dr. Nilo Ribeiro.

 

.: 2010 :.

  • 17 de maio - Assinalando a celebração do Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, são acesas, no cais das colunas, no Terreiro do Paço, em Lisboa, várias velas em memória de todos os irmãos vítimas de homofobia;
  • 29 de julho - Conferência "A Igreja e os Homossexuais". Orador convidado: Pe. Luís Corrêa Lima.

 

.: 2011 :.

  • 11 a 13 de março - Quatro elementos da comunidade, entre os quais o coordenador nacional (orador convidado), participaram no III ENCUENTRO ESTATAL DE ASUNTOS RELIGIOSOS, da FELGTB (FEDERACIÓN ESTATAL DE LESBIANAS, GAYS, TRANSEXUALES Y BISEXUALES), que se realizou em Chipiona, Cádis (Espanha).

 

.: 2013 :.

  • 04 de maio – Realiza-se o Conselho Nacional, em Lisboa, com a presença de 18 elementos, que aprova linhas orientadoras importantes para o quadriénio 2013-2017.

 

.: 2014 :.

  • 21 de março – Coorganização da conferencia “Cristianismo e Homossexualidade”;
  • 6 a 8 de outubro - Organização do 1.º Congresso Mundial de Associações Homossexuais Católicas.

 

.: 2015 :.

  • 27 de janeiro - Conferência «Homoafetividade e Igreja Católica: Do Confessionário ao Banco da Igreja». Oradores convidados Pe. Prof. Dr. Nilo Ribeiro e Prof. Rafael Basso.

 

.: 2016 :.

  • 29 de setembro - Coordenador nacional é um dos oradores da conferência «Diversidade Sexual, Religião e Violência», na Fundação Caloustre Gulbenkian.

 

As nossas atividades

A Rumos Novos propõe:

  • encontros mensais, em vários locais do país;
  • grupos de partilha online na nossa página do facebook;
  • jornadas específicas (conferências, palestras, fins de semana para casais, pais, homens e mulheres homossexuais, jovens, separados ou divorciados, padres, religiosos, ...);
  • atividades lúdicas;
  • retiros espirituais;
  • peregrinações;
  • uma missa mensal.

 

QUERES SABER MAIS SOBRE A RUMOS NOVOS?