Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Associação RUMOS NOVOS - Católicas e Católicos LGBTQ (Portugal)

Somos católic@s LGBTQ que sentiram a necessidade de juntos fazerem comunhão, partilhando o trabalho e as reflexões das Sagradas Escrituras, caminhando em comunidade à descoberta de Deus revelado a tod@s por Jesus Cristo.

13 de Abril, 2014

Sair do Armário: Um Risco que Vale a Pena Correr

Rumos Novos - Católic@s LGBTQIA+ em Ação
Sair do armário

Algumas das decisões mais difíceis e importantes da vida das pessoas homossexuais estão relacionadas com o «sair do armário», isto é, com o decidir viver aberta e honestamente a nossa orientação sexual. Ninguém te pode dizer quando e como dares o próximo passo. É uma viagem pessoal, mas não é uma que devas fazer sozinho.

 

Esperamos que este guia te possa servir de orientação.

 

Todos temos experiências diferentes e o sair do armário é um risco para muitas pessoas homossexuais. Porém, sair do armário é um risco que vale a pena correr, porque é uma das coisas mais poderosas que qualquer um de nós pode fazer. Até agora não conhecemos ninguém que se tenha arrependido de ter decidido viver a sua vida honestamente. A ninguém deve ser negado o direito de viver completamente como um ser humano de acordo com a sua orientação sexual.

 

As sondagens têm-se encarregado de demonstrar que as pessoas que conhecem pessoas homossexuais têm maior probabilidade de apoiar direitos iguais para todos. É por isso que o sair do armário pode ser um pequeno passo para qualquer pessoa homossexual, mas contribui para um grande passo para todas as pessoas homossexuais.

 

Agora que já estás fora do armário, não fiques por aí. É preciso falar com os familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho, ou estudo, sobre a discriminação que enfrentamos diariamente nas nossas vidas. Temos de educar o próximo: no nosso círculo de amigos, ou na família. Eles são as pessoas que mais nos amam. São os nossos aliados na luta pela igualdade. Se não lhes dizemos nada sobre o impacto que a discriminação tem nas nossas vidas, negamos-lhes injustamente a oportunidade de lutar connosco. Se as pessoas desconhecem que a discriminação existe, esta continuará para sempre.

 

(NOTA: Para mais informações sobre este tema, por favor visita o nosso site, no separador: Áreas » Sair do Armário)

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.